O número 13 é considerado por muitos um número de azar. E quando cai então em uma sexta-feira, piorou. Sexta-feira 13 é sempre considerado um dia de muito azar. É aquele dia que tudo que pode dar errado, certamente vai dar errado. É o dia em que um gato preto vai cruzar seu

caminho, você vai passar debaixo de uma escada, vai quebrar um espelho, vai derramar sal. Essa lenda de azar em sextas-feiras 13 tem várias possíveis origens. Uma delas é que Jesus Cristo foi morto em uma sexta 13, e daí vem toda a má sorte que reina no dia. Outra vem da mitologia nórdica. Conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e acabou matando Balder, o favorito dos deuses. Assim, até hoje se acredita que chamar 13 pessoas para um jantar resultará em uma desgraça.
E por mais que a urucubaca esteja ligada a sexta 13, tem muita gente ganhando dinheiro em cima disso. Vários filmes já foram produzidos se aproveitando da superstição sobre o dia. Bandas, como a portuguesa Xutos & Pontapés usam a data como inspiração pata escrever suas músicas.
E a crença no azar nesse dia às vezes é tão forte que existem pessoas que tem uma verdadeira fobia a data. E não são poucas não: estima-se que de 17 a 21 milhões de americanos ficam em casa quando é sexta-feira 13, com medo de que algo ruim lhes aconteça se saírem de casa. Já alguns prédios no Japão não têm décimo terceiro andar nem o décimo terceiro apartamento. E o pior que esse medo tem até nome: parascavedecatriafobia.
Por isso que hoje, pelo sim ou pelo não, é melhor colocar um trevo de quatro folhas na carteira, um pé-de-coelho no chaveiro, uma ferradura na porta e fazer fica quando sair de casa. Porque, como diz Tennessee Williams, sorte é acreditar que você tem sorte.
Dia de produzir crônicas seeeempre acaba bem né?! shusahusahushaushauhsua
ResponderExcluir